Reparos

Introdução:


Muitas pessoas, tem curiosidade sobre reparos em peças de látex.



Primeiro, podemos falar um pouco do látex e de sua resistência. Eu posso dizer por experiência própria, que resistência não significa um látex mais espesso(grosso), e que talvez, apenas talvez, um látex grosso possa rasgar mais fácil do que um látex 0,4mm por exemplo que é o base utilizado em 90% das peças que faço.


Assim como em outros materiais, quando mais enrijecido (duro) um material é, mais "fácil" ele se torna de quebrar, e acredito que muitos de vocês já devem ter visto em algum filme de ficção cientifica um "inimigo" sendo congelado e despedaçado em milhares de pedaços logo em seguida.


Claro que eu não domino a consistência de todos materiais e também entendo que um material enrijecido realmente tem uma excelente resistência, mas entendo que existe um ponto de rompimento de toda essa dureza.


Voltando ao látex, em testes práticos caseiros, eu exerci vários esticamentos no látex que trabalho e posso afirmar que ele realmente é muito resistente e elástico.


O problema do látex em sí quase não existe*, mas sim fatores externos podem interferir em sua resistência e durabilidade.


Como foi dito em outra publicação, existe maneiras adequadas de lavar, guardar sua peça pra prolongar a vida dela, mas é importante salientar que o metal é um grande detalhe a ser notado que pode acabar com qualquer brincadeira.

Assim como qualquer agulha destrói facilmente uma bexiga,(que é feita de látex),  qualquer objeto ponti-agudo ou cortante pode estragar e ferir, rasgar sua peça facilmente.


Muito cuidado com bolsas, chaves que possam raspar no seu látex e qualquer outro material cortante próximo ao seu látex, ele realmente pode rasgar o látex e te deixar na mão.


Eu consigo fazer reparos em alguns casos mas existem várias orientações e observações que você deve saber antes de enviar sua peça pra mim acreditando que eu serei o "salvador" de sua peça.


*com muito tempo de guardado, dependendo do local e condições, podem aparecer manchas e até derretimento do látex. Mas segundo experiência própria, leva anos.


Veja os passos a seguir:


1 - Precisarei de fotos (frente e verso da peça) na tentativa de identificar a qualidade do seu látex, pois basicamente existe um látex mais poroso na parte interna e é mais difícil de conseguir encontrar um látex compatível pra o reparo.


2 - Também é necessário o envio de fotos(ou até vídeos) detalhando com boa iluminação, qual a necessidade, qual a proporção do rasgo e o que você inicialmente deseja que seja feito.


3 - Peça colorida, é muito delicado pois existem dezenas de tons de látex de diferentes fornecedores dificultando encontrar o tom exato de sua peça.


4 - Para zíperes rompidos, descarrilhados que deverão ser trocados, o orçamento também é válido e é geralmente possível efetuar a troca.


3 - Dependendo do local do rasgo, é possível "refazer aquele pedaço todo" tornando a peça semi-nova novamente.


4 - Existe um látex chamado de látex moldado(sem pontos de colagem) que é feito por um processo de derretimento e esse é bem mais difícil remendar pois ele foi projetado pra ser uma peça única, não como as que eu trabalho q é feito em pedaços cortados e colados.


5 - É plenamente possível que seja ofertado utilização de um látex diferente do original da peça, então entenda que é provável que sua peça não fique plenamente uniforme novamente.


6 - O remendo é geralmente feito por fora, e tenha ciência que o aspecto do "paliativo" irã reduzir um pouco a beleza total de sua peça. Tenha ciência disso!!!


7 - É extremamente necessário, antes do envio, a boa higienização da peça retirando quaisquer substâncias de seu látex, caso a peça chegue pra mim sem a higienização a peça poderá retornar sem qualquer tentativa de conserto e será cobrado o custo do retorno do cliente. 


8 - Talvez compense orçar uma peça nova!!!


Espero ter Ajudado.


Comentários

Postagens mais visitadas